-
Arquitetos: Baltazar Sánchez
- Área: 400 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Nico Saieh
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada em uma colina situada em uma linha que delimita visualmente o mar em todas as suas frentes. De acordo com as demandas do cliente, da localização e do entorno, optou-se por utilizar materiais e tecnologias da região. Como referência arquitetônica escolheu-se a tipologia do galpão.
O desafio do programa estava em conseguir uma residência unifamiliar de 400 metros quadrados que funcionasse tanto quando ocupada pela família completa, quanto quando os donos da casa estivessem sozinhos. O cliente se preocupava especialmente com o isolamento acústico dos ambientes, e por isso foram propostos pátios internos para separar os ambientes entre eles e dos lugares de uso comum. Essa configuração permitiu restabelecer uma horta já existente no terreno. As janelas e aberturas foram determinadas pelo entorno e pelo programa. A abertura zenital sobre a sala de jantar, por exemplo, reflete a constante mudança no céu local, dando uma luz muito agradável e estável por se orientar para sul.
Tal como é característico da região, a casa foi erguida sobre pilares para protegê-la da umidade e para se ajustar às variações da topografia do terreno. Os materiais das fachadas respondem a sua orientação; no caso das fachadas mais expostas à chuva e ao vento, utilizou-se uma placa de zinco micro ondulada, a qual foi oxidada para criar uma textura especial. Nas faces menos expostas, utilizou-se madeira de pinheiro tratada. Todos os acabamentos internos também são de madeira de pinheiro (tanto os móveis quanto os revestimentos), o que confere à casa uma aparência "honesta", tal como foi estipulado na encomenda.